O CUSTO DA ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO NO MERCADO DE FIDCS

17 de setembro de 2023 Tempo de leitura 1 minuto Tempo de leitura 1 minuto

Baixar texto completo

O objetivo deste artigo é demonstrar, de maneira clara e objetiva, a existência e relevância do custo de assimetria de informação no mercado de FIDCs refletida na ampla variação das taxas de descontos aplicada sobre os cedentes em FIDCs na modalidade conhecida como Multicedente/Multisacado.
De acordo com a base de dados e análise da Liberum Ratings, um FIDC Multicedente/Multisacado tradicional conta, em média, com cerca de 200 cedentes, neste estudo para fins de demonstração do problema escolhemos apenas os 10 maiores cedentes da nossa base (em termos de valor cedido e desconsiderando cedentes financeiras – emissoras de CCB) de forma a ilustrar que o problema é real e, acima de tudo, custoso.
É importante ressaltar que a Liberum Ratings conta com uma base consolidada de 18.767 mil cedentes, distribuídos em 291 fundos, 149 dos quais são Multicedente/Multisacado, além de um market-share de 58% no ano de 2022. Assim sendo, as inferências produzidas representam significativa relevância para ponto proposto. No mês de referência – dezembro de 2022 – as cedentes escolhidas somavam R$ 435,41 milhões em direitos creditórios cedidos.