O que são FIDCs? Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios – Um meio de criar valor no Mercado Financeiro Brasileiro.

17 de setembro de 2023 Tempo de leitura 3 minutos Tempo de leitura 3 minutos

Em um cenário econômico onde as oportunidades de investimento são tão diversas, a clareza e o discernimento tornam-se ferramentas indispensáveis. Nós da Liberum Ratings, como líderes em classificação de FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) pela UQBAR, estamos aqui para oferecer ambas, com a autoridade e sabedoria que a nossa posição demanda.

A Essência dos FIDCs

Os FIDCs apresentam um histórico de pouco mais de 20 anos, com crescimento contínuo, e já se provaram como uma classe relevante de Fundo de Investimento.

A vocação de um FIDC consiste em adquirir direitos creditórios dos mais diversos, como recebíveis comerciais, recebíveis de cartão de crédito, contas a receber, duplicatas, entre outros. Em outras palavras, Consultores e Gestores especializados – responsáveis pelos FIDCS, compram créditos de operações comerciais e ou prestação de serviços adquiridas oriundas de pessoas físicas e jurídicas antes do vencimento das obrigações. Para exemplificar, imagine um comerciante que vendeu seus produtos a prazo e necessita de recursos financeiros, o FIDC pode comprar esse recebível, oferecendo liquidez imediata ao comerciante e, posteriormente, coletar o pagamento. Portanto, entendemos que a essência do FIDC é ser um veículo eficiente e flexível de securitização no País.

Por que FIDCs são importantes?

Estes fundos desempenham um papel fundamental na engrenagem da economia ao oferecer: Por um lado, liquidez a empresas, permitindo que negócios continuem a crescer e a operar de forma eficaz, sobretudo como uma alternativa aos empréstimos bancários; e por outro, uma oportunidade única de diversificação e rentabilidade aos investidores, muitas vezes superior a outras classes de ativos.

Risco e Retorno

Como em qualquer investimento, os FIDCs têm seus riscos. Entretanto, com uma análise adequada e uma gestão competente, os riscos podem ser minimizados. É aqui que a nossa expertise e metodologia exclusiva impulsionada por Data Science entra em cena. Através de metodologias apuradas, avaliamos o risco de crédito associado a cada fundo, possibilitando uma decisão de investimento muito mais fundamentada.

A Complexidade Desvendada

O mercado de FIDCs é repleto de complexidades. Variações em setores econômicos, maturidades e qualidade de ativos subjacentes que exigem o máximo de discernimento mesmo dos investidores mais experientes. Sendo assim, um Rating bem fundamentado, emitido por uma agência independente com sólido histórico e competência, é um item indispensável na tomada de decisão de investimento, e pode ser interpretado como um farol que guia os investidores através dessas águas turbulentas.

Conformidade e Regulação

No Brasil, os FIDCs são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), garantindo um marco regulatório robusto. Esse é um elemento adicional de segurança, que serve para proteger tanto investidores quanto o mercado em geral.

Nosso Compromisso

Com anos de experiência e liderança em classificações de FIDCs, oferecemos não apenas Ratings, mas também uma análise profunda e assertiva e um entendimento íntimo da natureza desses veículos de investimento. No campo das decisões financeiras, a informação é a chave, e nosso objetivo é fornecer informações precisas e imparciais para orientar suas decisões de forma assertiva.

Liberum Ratings, Data Science for Best Results.