Liquidez e estabilidade: fundos mantêm bom ritmo de liquidação em maio de 2025
A Edição #32 da Newsletter Indicadores & Insights, traz uma análise centrada nos indicadores de Liquidação e Giro da Carteira dos FIDCs de recebíveis comerciais.
Em maio, os fundos mantiveram um bom ritmo de liquidação, reforçando a eficiência operacional e a qualidade dos recebíveis, mesmo com a presença de ativos de maior prazo.
Destaques do mês:
- Prazo médio das carteiras atinge 82 dias, com predominância de duplicatas (68,87% do PL) e crescimento das Notas Comerciais (12,89%).
- Volume de liquidação mensal representa 48,84% da carteira, acima da média histórica.
- Liquidez pontual (D+3) atinge 74,95%, com índice total (antecipada + pontual) em 77,96%.
- Títulos liquidados em atraso (D+3) ficam em 25,05%, próximos à média da série.
- Prazo médio de regularização de títulos em atraso permanece estável em 15 dias.
O que isso revela?
Assim, a manutenção da liquidez em níveis consistentes, mesmo diante do aumento na participação de ativos mais longos como Notas Comerciais, aponta para um ambiente de maior previsibilidade e eficiência operacional. Além disso, os fundos seguem demonstrando resiliência na gestão dos fluxos de caixa. Dessa forma, contribuem para reforçar a segurança e a estabilidade dos investidores.
Baixe a Edição #32 completa da Newsletter e aprofunde-se nos dados que ajudam a entender o ritmo de liquidação e a qualidade das carteiras dos FIDCs sob análise da Liberum Ratings.